O **Plano Nacional de Leitura** propõe para o ano lectivo 2009/2010 alguns concursos:

Concurso Nacional de Leitura 2009/10
Concurso Inês de Castro



Onde te leva a Imaginação

Onde te leva a Imaginação

O Concurso «Onde te leva a Imaginação ?» resulta de uma parceria dos CTT e do PLano Nacional de Leitura para dinamizar o gosto pela leitura e pela escrita. O programa abrange um conjunto de actividades dirigidas aos seguintes níveis : pré-escolar, 1º Ciclo e 2º Ciclo do Ensino Básico . A participação está aberta a todas as escolas (rede pública e privada), no Continente, Madeira e Açores. Saiba mais sobre o Concurso . Nota: Para inscrever a sua escola deverá clicar em Inscrição e inserir só o código GEPE da sua escola (sem #1).
Regulamento




Ler + Ciência Viva
Ler + Ciência Viva
Ler+Ciência é uma iniciativa conjunta do Plano Nacional de Leitura, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Ciência Viva, que procura estimular a leitura de obras científicas (e de ficção científica) entre as crianças e os jovens.
O Concurso
Cada concorrente deverá submeter uma apresentação de um livro de ciência, de divulgação ou de ficção científica, procurando suscitar o interesse de outras pessoas para a obra. As apresentações podem ser submetidas em dois formatos:
- por escrito, em textos que não deverão exceder os 1500 caracteres - em gravação vídeo que não deverá exceder 60 segundos
O júri, que atribuirá os prémios a cada 4 meses, é composto por:
- pelo Plano Nacional de Leitura Prof. Amália Bárrios
- pela Fundação Calouste Gulbenkian Prof. João Caraça
- pela Ciência Viva Prof. António Gomes da Costa
O Concurso "Ler+ Ciência" tem início a 20 de Março de 2009.
Acesso à área de inscrição , Formulário de Inscrição , Cartaz ,Mensagem para a Ciência Viva

· Regulamento
· Calendário
· Perguntas Frequentes
· Prémios
· Participantes
· Vencedores




Faça Lá um Poema

Faça Lá um Poema

Por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Poesia 2010, que se realiza no CCB no dia 21 de Março, o Plano Nacional de Leitura e o Centro Cultural de Belém , numa iniciativa conjunta, lançam um desafio às escolas, convidando-as a participarem num Concurso de Poesia.
O Concurso Faça Lá um Poema procura incentivar o gosto pela leitura e escrita de poesia e destina-se a quatro níveis de ensino, desde o 1º Ciclo ao Ensino Secundário, e nele poderão participar quaisquer alunos de escolas públicas e privadas.
As escolas que desejarem participar devem seleccionar e apresentar a concurso um máximo de três poemas por cada nível de ensino. Esta selecção ficará ao critério de cada escola, com autonomia, sugerindo-se, no entanto, que o processo seja dinamizado pelo professor bibliotecário ou pelo responsável da BE.
A participação no concurso implica a inscrição em formulário próprio (enviado às escolas) que deverá ser enviado até dia 1 de Fevereiro de 2010.
A entrega de prémios terá lugar no CCB, em Lisboa, a 21 de Março de 2010 e será integrada no programa do Dia Mundial da Poesia.
Divulgue e participe! Dê asas à imaginação dos alunos!
· Regulamento
· Calendário
· Perguntas Frequentes
· Prémios
· Participantes
· Vencedores